Morre aos 59 anos o campeão olímpico de vôlei, Pampa, vítima de câncer

O ex-jogador, André Felippe Falbo Ferreira, conhecido como Pampa, faleceu nesta sexta-feira, 7 de junho, aos 59 anos, devido a complicações pulmonares resultantes de uma reação à quimioterapia. Ele estava internado na UTI da Beneficência Portuguesa, em São Paulo, desde março, tratando um linfoma.

Natural de Recife, Pampa participou de sua primeira Olimpíada em 1988, em Seul, onde o Brasil ficou em quarto lugar. Em 1992, conquistou a medalha de ouro nos Jogos de Barcelona. Após sua aposentadoria das quadras, Pampa se dedicou à política e à administração pública.

O apelido "Pampa" surgiu no início de sua carreira, devido à potência de suas cortadas, comparadas ao coice de um cavalo pampa, uma raça tradicional no Brasil.

Depois de se aposentar, Pampa se envolveu na política esportiva, trabalhando no Ministério do Esporte de 2000 a 2002, e como Secretário de Esportes em Suzano (SP) de 2007 a 2010, em Campos (RJ) de 2013 a 2015, e na Superintendência Estadual de Esportes de Pernambuco.

Na conquista do ouro em 1992, Pampa era reserva, mas teve atuações importantes, como no jogo contra a Argélia, onde marcou três pontos seguidos de saque, ajudando a equipe a vencer a partida.

Pampa deixa a esposa, Paula Falbo, e duas filhas, Isabella Maria, de 4 anos, e Rafaella Ferrer, de 36 anos. 

Postar um comentário

0 Comentários